terça-feira, 27 de julho de 2010

Redes Sociais entram na disputa política




O vídeo acima mostra o espaço conquistado pelas redes sociais no cenário mundial.
Depois do sucesso do uso das Redes Sociais na campanha do presidente Barack Obama nos EUA, chegou a vez dos políticos brasileiros criarem perfis na web para se aproximarem de seus eleitores.
Com o crescimento das redes, os candidatos encontraram uma maneira eficaz de se aproximarem de seu publico eleitor, podendo esclarecer duvidas, divulgar entrevistas, visitas e outros compromissos de campanha.
Alguns candidatos à presidência do Brasil já criaram seus perfis no twitter, podendo interagir diretamente com seus eleitores.
José Serra, por exemplo, possui um pouco mais de 308 mil seguidores no twitter, e fala sobre ações como governador de São Paulo, sua agenda de campanha além de outros assuntos, como futebol, musica e etc.
O site Poliweets foi criado para reunir os twitters dos políticos que possuem perfil, como deputados, vereadores, prefeitos e até mesmo os candidatos à presidência. Dentro dele é possivel visualizar todos os candidatos que possuem twitter, as estatisticas sobre maior numero de seguidores, quantidade de candidatos por partido e até por cargo.   
Está clara a importância da web no cenário político brasileiro. O candidato, além de representar quem irá governar o país, se torna um "amigo", que compartilha assuntos em comum, podendo dar dicas sobre livros, musicas e futebol.
Quem investe no marketing digital como forma de divulgação ganha destaque, aproximação de seus eleitores. E essa aproximação é esperada também após o término das eleições, não apenas para ouvir, mas também para prestar contas, divulgar resultados, dialogar com os eleitores, tudo para que haja uma comunicação verdadeira entre eleitores e candidatos. Talvez uma nova forma de política esteja sendo criada, podendo modificar a visão do eleitor sobre a política brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário